Lápis aquareláveis não serão usados ao longo do curso. Não precisa de branco porque não o usaremos em aula.
Há dois tipos de aquarelas comerciais prontas — as em bloco e as em bisnaga. Cada pessoa pode escolher o jeito que prefere trabalhar pois as tintas em bisnaga são mais fáceis de ser diluídas mas precisam de um godê e as em bloco devem vir num estojo ou algo que as organize.
Tintas Rowney, Lukas, Cotmann, Van Gogh são indicadas para quem está iniciando e quer usar tintas com poder de pigmentação mais próximos da linha profissional.
As linhas da pentel (se estiver interessado em comprar esse jogo, não compre a que for para crianças, compre a que for “profissional”) ou da guitar ou sakura não tem poder de pigmentação bacana, mas para quem está tendo seus primeiros contatos, pode ser uma forma mais acessível. As bisnagas de siena, sombra queimada e os azuis desses estojos são muito ruins porque nem de longe se aproximam do que são as cores, mas como disse, às vezes são nossa única forma de começarmos a pintar. Então, sem crise, comece com elas se preferir. Conheço muita gente que tirava leite dessas pedras aí.
Rembrandt, Winsor&Newton são linhas profissionais boas.
Old Holland e Schmincke, Maimeiri, Blocx e Qor são linhas profissionais muito boas e minhas favoritas. Há outras mas nunca usei.
Se eu tivesse pouca grana e fosse começar a pintar, eu começaria com tintas de melhor qualidade, mesmo que podendo comprar poucas cores. Quando comecei a pintar só tinha uma bisnaga de ocre e outra de sombra queimada (uma cor clara e opaca e outra escura e mais transparente) da W&N. Então se eu tivesse que começar, com 150 pilas, escolheria as seguintes cores:
. ocre;
. siena queimada;
. sombra queimada (e/ ou van dyck e ou/ sépia);
. azul ultramar (e/ ou cobalto);
. alizarim ou quinacridone.
(os verdes eu deixaria para comprar depois, ficaria me virando com as misturas possíveis de ocre e azul). Depois compraria verdes e amarelos. Daí pra frente, todas as escolhas de cores são pessoais.
Recomendo fortemente que experimentem o material produzido pela Poética do Habitar, pois são aquarelas do mais alto níveis produzidas com pigmentos atóxicos, seguros e com alto poder tintório.